Falta de planejamento e supervisão da obra podem fazer com que as alterações na casa demorem mais tempo do que é preciso. Reformar a casa realmente pode dar trabalho. Entulhos, paredes quebradas e poeira faz dos dias de obra um caos, mas, quando ela é bem planejada, o resultado final é muito satisfatório.
Veja alguns problemas comuns em uma reforma:
1) Falta de planejamento – Este é o principal problema em uma reforma, já que a falta de planejamento acaba gerando consequências que podem ser graves. Para não haver surpresas durante a obra, o projeto, orçamento e cronograma devem ser estabelecidos previamente. Quando não há planejamento, a reforma começa sem o morador ter ideia de quando ela vai acabar e aí a obra não termina nunca. Ao fazer uma reforma, é preciso um planejamento financeiro, além de organizar uma lista dos materiais que deverão ser adquiridos.
2) Ausência de profissionais – Um dos erros mais comuns é reformar a própria residência sem contratar um profissional do segmento. O auxílio de um especialista como arquiteto ou engenheiro, pode ajudar a prever determinados problemas que podem ocorrer no meio do caminho. Quando se começa a quebrar as paredes, é possível que surjam imprevistos, como o aparecimento de uma coluna. Em imóveis antigos, nem sempre elas estão identificadas na planta.
3) Compra de materiais – A oferta de materiais de construção é grande no mercado e a falta de conhecimento técnico pode fazer o idealizador da obra comprar gato por lebre. Algumas pessoas optam por materiais mais barato pensando que estão economizando, ou então compram o mais caro por achar que o preço denuncia uma melhor qualidade. Tanto um quanto o outro podem deixar o comprador no prejuízo. Realizar a compra se baseando somente no valor não é adequado.