Pode ser usada para pagar as prestações em atraso do imóvel, adiantar as parcelas ou até mesmo dar entrada em um financiamento imobiliário. Antes de definir como usar o abono de fim de ano, é importante avaliar qual é o melhor investimento.
Usar na amortização antecipada reduzirá o saldo devedor e consequentemente provocará o recálculo da prestação e com isso diminuirá as parcelas futuras.
Se o valor for usado para quitar o financiamento, o ideal é negociar com a financeira e pedir um desconto do valor ou para abater os juros.
Outra opção é usar o dinheiro extra para pagar as parcelas atrasadas e com isso evitar a perda da casa própria. No Sistema Financeiro da Habitação, após a falta de pagamento de três prestações, o dono do imóvel é notificado por escrito. Se não quitar o débito pode perder o bem, mas é possível recorrer à Justiça. Já no Sistema Financeiro Imobiliário, se o atraso for superior a 30 dias, o mutuário é intimado a pagar via Cartório de Registro de Imóveis. Caso não o faça no prazo de 15 dias, o banco terá a posse do bem e o levará a leilão extrajudicial, onde o comprador não tem direito a qualquer defesa.
Para quem ainda não possui um imóvel, o 13º salário pode servir para dar de entrada na compra da tão sonhada casa própria.
leia todo artigo: http://migre.me/cd9kN
fonte: COFECI-CRECI
Nenhum comentário:
Postar um comentário